31 de agosto de 2012

Xarope de Guaco,um santo remédio.


O guaco (Mikania glomerata Spreng.) é um tipo de planta medicinal utilizado contra gripe, rouquidão, infecção na garganta, tosse, bronquite. Pertence a família das compostas e tem sua distribuição como espécie nativa no sul do Brasil, de São Paulo ao Rio Grande do Sul. A ciência já comprovou as propriedades medicinais do guaco e atestou seu efeito broncodilatador e expectorante. No inverno, quando aumenta incrivelmente a incidência de problemas do aparelho respiratório, por conta das gripes e resfriados, o guaco volta a figurar nas receitas caseiras.
A planta também conhecida como erva-de-serpentes, cipó-catinga ou erva-de-cobra. O guaco sempre foi muito conhecido pelos índios brasileiros, que usavam a planta para combater o veneno das serpentes (daí vêm alguns dos seus nomes populares). Ainda hoje, em algumas regiões do Brasil, o macerado das folhas é aplicado em forma de cataplasma sobre picadas de cobras e outros animais peçonhentos. Existe também a tradição de usar a planta fresca e nova (cujas folhas emanam um aroma intenso e agradável) para manter as cobras afastadas.
Pesquisas realizadas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovaram os efeitos do guaco contra câncer, úlcera e afecção por microrganismo, além de prevenção da cárie e da placa bacteriana dos dentes[3].A planta apresenta princípios tóxicos, portanto, deve ser usada com cautela, evitando-se todo tipo de excesso. Para o uso em crianças, é recomendável sempre a metade da dose indicada para os adultos.
Essa é uma boa planta para o preparo de xaropes e chás, com fins de cessar a tosse e rouquidão, muitas receitas caseiras podem ser feitas a partir da folha do guaco.Wikipedia.
Assím que me mudei para Ribeirão Preto,em 1985,uma de minhas filhas sofria muito com uma bronquite asmática.Então me indicaram uma senhora que fazia xarope de guaco e dava para quem necessitasse.Consegui dela algumas vezes o vidrinho com o "santo remédio"ela me deu também uma muda da planta e a receita.Daí durante muitos anos fiz o xarope e hoje 27 anos depois,meus filhos se lembram com saudades do xarope de guaco que com seu aroma agradável,mais parecia um doce do que xarope.A receita que aprendi era da seguinte maneira:
150 folhas de guaco,usar as folhas  maiores e mais verdes
01 kg de açucar cristal.
01 litro de água
Fazer uma calda com o açucar,acrescentar as folhas
bem lavadas,mexendo sempre até cobrir todas as folhas
na calda e ir acrescentando água aos poucos,deixar
cozinhar até reduzir o volume da água pela metade.
Após o cozimento, esfriar e colocar o xarope em um
pote de  vidro bem limpo e seco.Pode colocar um pouco
das folhas,elas ficam caramelizadas e dão ao xarope um
aspecto de doce em compotas.
Para saber o ponto de xarope,encher uma colher de sopa e
soltar,caindo em gotas compridas é o ponto.

Para adultos:tomar 1 colher (sopa) 3 vezes ao dia;
Para crianças:tomar 1/2 colher (sopa) 3 vezes ao dia;

Nenhum comentário:

Postar um comentário