15 de julho de 2012

Santa Casa de Miséricordia de Ribeirão Preto.

A Santa Casa de Misericórdia foi uma idéia trazida de Portugal, com o intuito de que a sociedade criasse um hospital para atender a população carente, sendo instituições sem fins lucrativos que tem como objetivo, prestar serviço de preservação à saúde a toda comunidade, procurando sempre o bem estar do doente hospitalizado.
Não existem dados concretos que mostrem o dia exato que surgiu a então “Sociedade Beneficente de Ribeirão Preto”. Entretanto, acredita-se que tenha sido por volta de 1896, quando um grupo de pessoas da cidade teve a preocupação de zelar pela saúde alheia, onde os primeiros atendimentos foram realizados num simples casarão onde os pacientes recebiam acomodações.Com o crescimento da cidade, o casarão tornou-se pequeno para a quantidade de enfermos e já nessa época, eram atendidas pessoas de varias cidades da região.
Sendo assim, a Prefeitura de Ribeirão Preto doou um amplo terreno para dar início aos planos de ampliação da Sociedade Beneficente. O projeto englobaria um local equipado, com capacidade para atender toda a população ribeirãopretana e região, sendo uma área que contasse com diversos aparelhos da medicina moderna e preenchendo todos requisitos que uma instituição hospitalar precisa ter para salvar vidas.
A modesta construção não foi construída totalmente, e o que se conseguiu edificar, ficou longe do que haviam planejado, o que com o passar de cinco anos o local já se encontrava precário.
Mas foi em 1902 que os problemas começaram a ter soluções. Com a chegada do Padre Euclides Gomes Carneiro veio assumir a Provedoria da Sociedade Beneficente. Sem verbas, tratou de procurar ajuda com quem poderia ajudá-lo. Com 30 contos – uma importância significativa naquele tempo – doados pelo dono da famosa fazenda Monte Alegre, o Rei do Café. Em seguida, trouxe para dirigir a Sociedade as Irmãs Salesianas, que prestaram 39 anos de trabalho, até 1938. Padre Euclides foi o primeiro provedor da Sociedade Beneficente. Estava fundada uma das instituições hospitalares mais importante da região norte do Estado e o primeiro hospital de Ribeirão Preto. Contudo, havia muito o que fazer. Era apenas o início.
A denominação Santa Casa de Misericórdia tornou-se oficial apenas em 1910. Padre Euclides dirigiu a Instituição até 1915, foram 13 anos de trabalho árduo.
Com mais de 100 anos de história a Sociedade Beneficente e Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, atravessa a linha do tradicionalismo e chega ao século XXI preparada para desafios da atualidade. Sua confiança na vitória diária vem da certeza de que todos os que hoje fazem parte da história do hospital estão convictos de que a muito por fazer e, principalmente, todos estão encorajados a fazer tudo o que tiver que ser  feito  a favor do crescimento e do aprimoramento da Santa Casa.(www.santacasarp.com.br)
Passando pela Praça XV de Novembro,onde ja havia passado tantas outras vezes,me deparei com este trabalho de arte feito no piso.Muito lindo e digno de ser postado e conhecido.E o resumo que esta acima tirei do site da santa casa. Elizia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário