19 de fevereiro de 2011

A grande feira livre da Av.Saul Elkind em Londrina

A maior e mais popular feira de Londrina está na Avenida Saul Elkind, nos Cinco Conjuntos (região Norte), entre as ruas Capitão do Mato e Rudolfo Keilhold. Nas manhãs de domingo, a feira fervilha de gente em um vaivém animado. Oficialmente, ela tem 144 barracas, sendo que 24 delas pertencem à Feira do Produtor e as outras 120 fazem parte da feira livre.

De tão movimentada, a feira conseguiu também imprimir um ritmo de compra e venda nas imediações da avenida. E por ali, a população comercializa de tudo. Antes mesmo de alcançar as barracas, o consumidor vai se perdendo no meio dos brechós, com oferta de roupas de todo jeito. Tem as limpas e bem passadas e as peças empilhadas, com preços acessíveis.

O artesanato está por todos os lados, como as tábuas de carne feitas à mão, os brinquedos de madeira, os tapetes de retalhos, os sabonetes da dona Joana de Camargo e as peças produzidas por dona Valderez Santos, crocheteira de mão cheia, que sobrevive há 10 anos com o que vende na vizinhança da feira. 

Já na feira livre propriamente dita tem mesmo de tudo. A escolha vai dos ovos caipiras aos de pata. Os hortifrutigranjeiros podem ser encontrados em bandejas de isopor ou comercializados sobre caixotes de madeira.

Na Feira do Produtor, tudo vem direto da propriedade para o consumidor. A mandioca limpa, o cará, o inhame, verduras, frutas e legumes, o limão rosa, o chuchu, a bucha vegetal, ervas frescas medicinais e para tempero e até o mamão verde para fazer doce.

O pastel surge em dezenas de versões e cada barraca tem a sua especialidade e clientela, como o "pastel da Márcia", que arma um verdadeiro bar na Saul Elkind, com direito a 12 mesas cobertas e toldo para proporcionar sombra aos clientes. É um dos lugares mais concorridos, onde o povo faz até fila esperando vagar uma mesa. Coisas da feira da Saul Elkind.(Texto extraido de Planeta Sercomtel)




Panelas recondicionadas

brinquedos
soltando pipa

sachê de mel e doces
galinhas e galos
blusas
vestidos
frutas selecionadas
legumes variados
óculos
flores variadas
plantas medicinais

É fantastico um passeio aos domingos pela feira livre da saul Elkind,tirei o máximo de foto e teria muito mais para mostrar.As barracas de pasteis,artezanato,cds e dvds,roupas usadas.Barraca de produtos de milho.E muitas outras coisas,que só vendo para crer.Elizia.

Um comentário: